No ano de 2010 os atleticanos comemoram vinte anos da conquista do Campeonato Paranaense de 1990. Aquela foi uma das mais emocionantes finais envolvendo Atlético e Coritiba! Muitos torcedores têm alguma história para contar sobre essa incrível decisão.

Atlético Paranaense: Campeão estadual de 1990

Eu tinha dez anos e aquela foi a primeira final de campeonato que assisti. Lembro da movimentação do pessoal no caminho para o estádio, todos apressados para conseguir um bom lugar. Não pude ir ao primeiro jogo da final. Não tinhamos muito dinheiro, então o pessoal achou uma solução pra me levar sem gastar: Na época, menores de quatorze anos podiam obter a “Carteirinha da Federação Paranaense de Futebol”. O documento dava acesso aos jogos do campeonato estadual. Meu tio, um pouco mais velho do que eu, possuía a carteirinha mas não podia usá-la por já ter ultrapassado a idade limite. Então, meu pai me deu a carteirinha e disse: “Você mostra pro homem e não fala nada, hein?!?”. Ao chegarmos no estádio, enfrentamos uma fila gigante. Na hora de passar pela catraca, entreguei a carteirinha pro cara. Ele olhou, olhou... (eu tinha cabelo castanho cheio e na foto meu tio estava de cabelo loiro e liso) ...e disse: “Vai!”. Alívio total!

Nunca me esqueço da imagem que vi ao entrar no estádio. Olhei para a esquerda, tudo verde e branco. Logo pensei “Eles também tem torcida???”. Olhei para a direita e vi a torcida do Atlético. Uma das imagens mais bonitas que vi na vida!

Dirceu (9) no primeiro gol... ...e o que sobrou da decisão: uma fita que ganhei e parte da camisa nove do carrasco coxa
O Coritiba tinha melhor time, porém o Atlético mostrou porque é conhecido como Furacão! As duas partidas decisivas terminaram empatadas, mas os ingredientes presentes no segundo jogo o tornaram absolutamente único: O gol contra do zagueiro Berg e a consagração de Dirceu como o grande carrasco dos coxas marcaram eternamente o torcedor atleticano. Lembro que ao sairmos do estádio fomos para a baixada, onde ocorreu um enorme buzinaço! Ao chegar em casa, corri louco para dar a notícia pra minha mãe. Inocência minha, pois o mundo já sabia. ATLÉTICO, CAMPEÃO DE 1990!!!


FICHA TÉCNICA:

CORITIBA: Gérson; Ditinho, Berg, Jorjão e Paulo César; Hélcio, Serginho (Aurélio Carioca) e Tostão; Ronaldo, Moreno (André) e Pachequinho. Técnico: Paulo César Carpegiani.

ATLÉTICO: Marolla; Valdir, Leonardo, Heraldo e Odemílson; Cacau, Gilberto Costa e André (Osvaldo); Carlinhos, Dirceu e Rizza (Serginho). Técnico: Zé Duarte.

LOCAL: Estádio Couto Pereira, Curitiba.

PÚBLICO: 42.196 pessoas.

0 comentários:

Próximo Jogo

Seguidores

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão